Terapia Ocupacional

Sejam bem vindos ao meu blog!!!







sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ginástica Laboral: como ferramenta para a melhoria da qualidade de vida pela Terapia Ocupacional

A Ginástica Laboral (G.L) corresponde a uma sequência de exercícios terapêuticos cujo o intuito principal é o de diminuir os riscos de lesão e dores muscoesqueléticos ligadas ao trabalho.
Para isso a ginástica laboral, procura manter ao máximo a flexibilidade articular e alongamento muscular, além de trabalhar em prol do equilíbrio psicoemocional dos trabalhadores, gerando um espírito de cooperação e amizade que favorece a saúde e diminui os riscos de lesão.
A ginástica laboral adaptada para as necessidades impostas pelo tipo de trabalho, realizada sem sair do posto em breves períodos de tempo, ao longo de todo o dia de trabalho, pode produzir resultados positivos para os funcionários e para a empresa.
A orientação de uma atividade física e de posturas ocupacionais adequadas poderá levar a uma capacitação dos trabalhadores a continuarem realizando atividades que melhorem as suas condições de saúde.
Com relação ao trabalho, os métodos simples e altamente repetitivos têm a desvantagem de exigir sempre a contração dos mesmos grupos musculares e a utilização das mesmas posturas possibilitando dessa forma uma intensa sobrecarga física, cognitiva e psíquica em tais trabalhadores.
Portanto a ginástica laboral adotada por várias empresas ajuda a prevenir e/ou amenizar o processo de fadiga e outros problemas de saúde que tenham relação com as tarefas que os trabalhadores desenvolvem. Exercícios específicos para melhorar as condições e a qualidade de vida do trabalhador.
A Terapia Ocupacional tem como objetivo orientar o homem para a execução de determinadas tarefas, restaurar, reforçar e melhorar o seu desempenho.Diminuir ou corrigir tendências patológicas e conservar a saúde.


                                                                                                                  
                                                              LudmillaRagazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário