A mão humana é o orgão mais importante para a exploração do mundo.É a única parte do corpo que pode substituir os outros sentidos e é através dela que desenvolvemos nossas emoções.
A função básica da mão consiste na preensão, que permite em nosso cotidiano agarrar vários objetos e com o desenvolvimento desta, somos capazes de atar um nó, abotoar um fecho, arremessar uma bola ou até mesmo bater um martelo.
As preensões mais usadas podem ser classificadas em duas preensões básicas, a preensão dos dedos que é definida como uma posição da mão que permite o contato entre os dedos e o polegar e facilita a manipulação de objetos e preensão palmar que é definida como uma posição da mão que facilita o contato do objeto com a palma da mão e os dedos flexionados.
Por isso um dos papeis importantes da terapia Ocupacional é estimular o indivíduo a adquirir o desenvolvimento da preensão.O desenvolvimento da preensão é baseado no amadurecimento neurológico e nas oportunidades oferecidas ao indivíduo durante principalmente a infância.
Outro papel em destaque é quando sofremos uma lesão, que por menor que seja pode afetar a função de nossas mãos, diante desta o Terapeuta Ocupacional entra em ação, onde vai trabalhar o se humano como um todo, pois a dor e o medo podem acompanhar a lesão, e o propósito é ajudar o indivíduo a aprender ou reaprender tarefas essenciais de desempenho ocupacional das atividades de vida diária (AVD), de trabalho, esporte e lazer, que os capacitem a viver da meneira mais independente possível.
Por isso é de grande importância a criança possa ter oportunidades e mesmo de seu próprio corpo para que adquira um bom desenvolvimento. Além disso a participação da família como pais e irmãos é indispensável nessa fase para que a estimulação fique ainda mais fortalecida.
Espaço Aberto: Jornal Informativo APAE AMERICANA , por LudmillaRagazzi
Nenhum comentário:
Postar um comentário